PROGRAMA NACIONAL DE SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA
Enquadramento
O Programa do Governo 2021 – 2026 apresenta como visão para o setor energético a aceleração da transição energética como um dos pilares do eixo - Desenvolver a Economia Verde que inclui água, saneamento, ambiente, ação climática e transformação agrícola. Neste âmbito o Governo define a política energética focada na redução da dependência dos combustíveis fósseis e na redução da fatura energética, como forma de garantir o acesso de energia sustentável, moderna e acessível.
Como metas para acelerar a transição energética e de acordo com o objetivo de atingir 30% da produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis em 2025, ultrapassar os 50% em 2030 e alcançar 100% em 2040 e reduzindo a intensidade energética em 10% até 2026 , através da implementação do Programa nacional para a sustentabilidade energética, do Plano Diretor do Setor Elétrico e operacionalização dos instrumentos de aceleração da eficiência energética, com a implementação do Sistema Nacional de Etiquetagem em Equipamentos e do Código de Eficiência Energética.
O Governo compromete-se igualmente a implementar políticas e medidas para aceleração da mobilidade elétrica em Cabo Verde, através da implementação de um programa visando até 2026 ¼ das novas aquisições da frota nacional, seja constituída por veículos Elétricos, bem como as aquisições de viaturas para a administração pública, chefias e membros do Governo pelo menos 30% ser veículos elétricos. Também será reforçada as medidas para o aumento da instalação de Infraestruturas de Carregamento de Veículos Elétricos e fomentará projetos pilotos de I&D aplicada a V2G (Vehicle-to-grid).
Com a transição energética o Governo pretende promover o país para uma economia de baixo carbono, reforçando ao mesmo tempo a competitividade económica do país, tendo o Estado um papel de promotor, facilitador, parceiro e regulador de um mercado de produção e fornecimento de energia. Esta transição acontece em alinhamento com os Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 - Energia limpa e acessível, bem como os principais compromissos do país a nível de alterações climáticas, a sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC -sigla em inglês) e a estratégia nacional de género no acesso a energia aprovada recentemente.
É, neste contexto, que o Programa Nacional para a Sustentabilidade Energética (PNSE) materializa as orientações definidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) em matéria de energia.
Estratégia do PNSE
O Programa Nacional para a Sustentabilidade Energética (PNSE) para o período 2021-2026, reafirma o objetivo de fazer a transição para um setor energético, seguro, eficiente e sustentável, sem dependência de combustíveis fósseis, garantindo o acesso universal e a segurança energética, e assume de forma explicita o compromisso da Transição Energética e de Descarbonização da Economia até 2050.
Eixos de Intervenção do PNSE
-
Reforço Institucional e Melhoria do Ambiente de Negócios;
-
Reforma da Estrutura Organizacional do Mercado Energético;
-
Investimento em Infraestruturas Estratégicas;
-
Desenvolvimento das Energias Renováveis;
-
Promoção da Eficiência Energética;
-
Fomento Empresarial, Pesquisa & Desenvolvimento no domínio energético;
-
Inclusão e Equidade Género no Setor Energético.
Os dois eixos novos, o fomento empresarial e pesquisa & desenvolvimento no domínio energético; visa de forma pro-ativa a criação de empregos e de oportunidades de negócios e inclusão e equidade de género para não deixar ninguém para trás.