

Adoção Integrada da Mobilidade Elétrica no Setor Marítimo

Financiado pelo:


Enquadramento
Cabo Verde enfrenta desafios significativos relacionados às mudanças climáticas, dependência de combustíveis fósseis e vulnerabilidades socioeconômicas. O Governo tem implementado estratégias para mitigar esses impactos, alinhando-se ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2017-2021 e às Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC). O setor de transporte, responsável por 40% das necessidades energéticas do país, é um dos focos dessas intervenções, com ênfase na eletrificação de frotas terrestres e marítimas.
O projeto, Adoção Integrada da Mobilidade Elétrica no Setor Marítimo através da Inovação em Tecnologias Limpas, promovido e a ser executado pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Industria, Comercio e Energia (MICE), com o apoio da United Nations Industrial Developement Organization (UNIDO) e do Global Environment Facility (GEF), visa reforçar os esforços do governo na promoção da mobilidade elétrica, incluindo a implementação de incentivos, o desenvolvimento de infraestruturas e a criação de quadros legais.
O objetivo geral do projeto é desencadear e acelerar a adoção de soluções de mobilidade elétrica no setor marítimo, através do desenvolvimento de capacidades e demonstrações específicas e a integração de energia renovável, focando, nesta fase, na mobilidade elétrica no subsector da pesca artesanal.
O projeto está alinhado com a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) de Cabo Verde, que estabelece a meta de atingir 25% de veículos elétricos (VEs) no transporte terrestre até 2030. Além disso, reflete as ambições do Plano Nacional de Investimento da Economia Azul em Cabo Verde, que prevê a adoção de veículos elétricos em atividades marítimas, contribuindo para a redução de 242.000 tCO2eq até 2030 e promovendo a descarbonização do transporte marítimo.Top of FormBottom of Form.
O projeto abrange todo o território nacional, abordando as principais barreiras à adoção de transportes marítimos sustentáveis, tais como a insuficiência de incentivos financeiros, as lacunas de conhecimento e a escassez de serviços de apoio, especialmente no que se refere à eletrificação marítima. Paralelamente, o governo está comprometido em melhorar o acesso à energia em áreas remotas.
A implementação dos projetos-piloto terão como foco duas comunidades piscatórias selecionadas: Monte Trigo (Santo Antão) e São Pedro (São Vicente). Nessas localidades, o objetivo do projeto é introduzir soluções tecnológicas para transportes limpos e sustentáveis, promovendo e fortalecendo toda a cadeia de valor da pesca artesanal.
O projeto abrange todas as ilhas de Cabo Verde, com enfoque em duas comunidades piscatórias.
Duração: 2024 - 2027 (4 anos)
Orçamento total disponibilizado pelo GEF: 1.008.806 USD Cofinanciamento da UNIDO e 2.610.000 USD cofinanciamento de entidades nacionais.
Componentes do projeto:
-
PC1 - Apoio político e institucional para promover soluções de mobilidade marítima de baixo carbono.
-
PC2 – Apoio no desenvolvimento de infraestrutura energética sustentável para viabilizar tecnologias de mobilidade marítima de baixo carbono.
-
PC3 - Estímulo à procura de serviços relacionados à baterias elétricas.
-
PC4 - Monitorização e Avaliação.
Através desses componentes, o projeto pretende criar uma Unidade de Transporte Marítimo Sustentável, com o objetivo de promover a coordenação, a criação de políticas adequadas para a mobilidade marítima e a disseminação de informações entre os diversos intervenientes, de forma a incentivar a adoção de soluções de mobilidade elétrica no setor marítimo de Cabo Verde.
O projeto desenvolverá programas de capacitação institucional e realizará ações de formação direcionadas a várias agências governamentais e outras instituições em Cabo Verde, adotando uma abordagem essencial para alcançar com sucesso as metas de emissões líquidas zero, assim como os objetivos de maior acessibilidade e mobilidade.
Visando orientar os esforços dos principais agentes do mercado em Cabo Verde, o projeto promoverá soluções de transporte marítimo de baixo carbono, em conjunto com soluções de mobilidade e energia de baixa tensão tecnicamente relacionadas. Para tal, será desenvolvido um roteiro que servirá como base para a formulação de políticas e planos de infraestrutura, viabilizando a implementação bem-sucedida da mobilidade elétrica marítima em Cabo Verde, com o objetivo de reduzir as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) do transporte marítimo.
O projeto tenciona, através dos projetos-piloto, implementar e demonstrar diversos elementos da mobilidade elétrica (terrestre e marítima) nas aldeias piscatórias selecionadas, com o propósito de apoiar a cadeia de valor da pesca artesanal, promover a sustentabilidade das atividades piscatórias e melhorar a qualidade de vida dos residentes. Além disso, prevê a instalação de infraestruturas de carregamento de baterias elétricas e a implementação de um modelo inovador de partilha de ativos e apoio técnico local, garantindo maior longevidade e eficiência das baterias e dispositivos elétricos.

A imagem acima reflete elementos de sistema de energia e mobilidade de uma aldeia remota que o projeto visa implementar nos projetos-pilotos.
Resultados Esperados
-
Criação de uma Unidade de Transporte Marítimo Sustentável;
-
Fortalecimento da capacidade de instituições governamentais e parceiros;
-
Desenvolvimento de um roteiro para a ampliação de soluções de transporte marítimo sustentável;
-
Instalação de infraestrutura de carregamento de baterias elétricas em Monte Trigo (Santo Antão) e São Pedro (São Vicente);
-
Implementação de projetos demonstrativos de embarcações elétricas de baixa potência e sistemas de troca de baterias;
-
Sensibilização da população sobre os resultados e benefícios do projeto.
-
Desenvolvimento de um estudo de viabilidade para soluções abrangentes de energia de baixo carbono no setor dos transportes marítimos.
Principals Beneficiários
-
Ministério da Indústria, Comércio e Energia;
-
Ministério do Mar;
-
Municípios de São Vicente
-
Município do Porto Novo;
-
Associação Comunitária do Monte Trigo;
-
Associação de Pescadores de São Pedro
-
Associação dos Pescadores de Salamansa;
-
Universidades.